Orgulho




O orgulho é um sentimento bacana e precisa ser discriminalizado!
Precisa necessariamente sair de debaixo dos viadutos e passar a frequentar a sociedade com a dignidade que ele merece. Sim!
De acordo com a etimologia da palavra "orgulho", ela  vem do Espanhol ORGULLO, do Catalão ORGULL, do Frâncico URGOLI, que significa “bravura, excelência”.
Então porque costumamos usar essa palavra num sentido ruim?
Basta dar uma pequena pesquisada pelo Google para perceber que a maioria  dos textos, poemas e frases, são relacionadas ao orgulho como uma arrogância, soberba, um sentimento ruim como forma de elogiar a si próprio, ou então, como uma desculpa para sentimentos não recíprocos.
Porém, de acordo com a  sua origem latina, um ato orgulhoso, pode ser sinônimo de dignidade ou de brio. 
Esse ano eu tenho sentido um calor especial no coração, despertado por certas pessoas que venceram, de certa forma, algo importante  na vida: tanto no lado pessoal, espiritual ou mesmo profissional. 
Percebi que quando esses amigos me contam suas conquistas, eu era de súbito invadida por essa sensação: uma alegria intensa, um aquecimento tão forte no coração, uma vontade extrema de abraçar a pessoa forte e dizer, simplesmente: 

“Você é demais! Olha o que você conseguiu!”

Percebi então que essa sensação tem um nome: Orgulho!
E ele não é ruim, nem pejorativo, nem uma vaidade. Não possui nenhum defeito. 
É um sentimento vivo, quente e que se assemelha muito à compaixão, porém a compaixão é um sentimento co-sentido – seja ele bom ou ruim. Já o orgulho, nesse caso,  é apenas a alegria co-sentida.
Então vamos parar de falar sobre orgulho apenas como mais uma forma de rotular as pessoas: "Fulano é orgulhoso!" - expressando que o fulano, na verdade, é apenas teimoso. Ou então, "Ciclano não tem orgulho!", como se a pessoa não tivesse amor próprio. 
Vamos pensar mais antes de colocar a palavra orgulho nos lugares errados e vamos nos orgulhar mais das pessoas a nossa volta e até de nós mesmos!




Texto dedicado a todos os meus amigos 
que me matam de orgulho diariamente. 

Postagens mais visitadas deste blog

Tantra

Cerne

Estrela cadente